Uma mensagem para 2026

“À medida que o ano se aproxima do fim, a lista de tarefas cresce, o tempo encurta e, sem percebermos, o essencial tantas vezes fica para segundo plano.

Como essencial refiro-me a passar tempo na natureza, desfrutando do sol e do azul do céu de inverno, do bem-estar que nos traz cada paisagem, cada inspiração de ar puro e fresco, cada por do sol, cada brisa que sentimos na face, cada silêncio ou ruído, as cores ou os odores característicos do mundo natural. Estar na natureza é essencial para equilibrar a nossa vida e assim usufruir dos dias atarefados, com maior estabilidade e presença.

E não é preciso uma hora inteira por dia para estar na natureza. Bastam alguns minutos de presença para respirar, alongar, relaxar e movimentar o corpo. Para estarmos connosco, mesmo quando tudo à volta pede pressa.

Tenho as minhas raízes numa aldeia da serra do Montemuro, onde a natureza é magnifica e essa ligação sempre me ensinou a valorizar e a apreciar cada minuto que passo em contacto com a natureza, voltando a tudo o que é autêntico e simples.

E no final de mais um ano, deixo-vos com uma mensagem de esperança: ainda estamos a tempo de reverter a destruição do nosso planeta e de nos reconectarmos com a sua beleza. Restaurar a nossa ligação com a natureza é restaurar segurança, água, alimentos, clima, qualidade de vida e bem-estar para todos.

Cada pessoa, cada empresa, cada organização, cada decisão conta e por isso recordo a mensagem chave da iniciativa de referência da WWF Portugal para os próximos anos, D-EVOLUÇÃO. Mais natureza é mais vida, mais bem-estar, mais futuro.

Se apoiaste o nosso trabalho em 2025, um agradecimento especial. Se não, ainda estás a tempo de te juntar a este movimento. Pela natureza, pelas pessoas.”

– Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal