O grito selvagem

O tigre (Panthera tigris) é talvez o felino mais icónico do planeta – símbolo de força, beleza e poder selvagem. No entanto, existem apenas cerca de 5.574 tigres a viver na Natureza.

Nos últimos 100 anos, estes grandes predadores perderam 95% do seu território, sobretudo devido à destruição de habitat, ao comércio ilegal, aos conflitos com comunidades humanas e às alterações climáticas.

Mas há esperança: pela primeira vez na história da conservação, as populações de tigres selvagens estão a aumentar. Desde 2010, a WWF tem liderado esforços em parceria com governos asiáticos e comunidades locais para proteger o tigre e os seus habitats. Hoje, mais de 80% dos tigres do mundo vivem em áreas apoiadas por estes programas.

Os tigres podem habitar florestas tropicais, savanas, mangais e até as florestas geladas do Extremo Oriente russo. As subespécies variam em tamanho e aparência – os tigres da Sumatra são mais pequenos e vivem em florestas densas, enquanto os da Sibéria são maiores e com um pêlo mais denso.

Ameaças que enfrentam

As alterações climáticas são uma ameaça crescente devido ao aumento do nível do mar que põe em risco habitats críticos, como os mangais de Sundarbans. Eventos extremos, como fogos florestais e inundações, tornam-se mais frequentes e perigosos. As mudanças no habitat forçam os tigres a aproximarem-se de áreas humanas, aumentando o risco de conflitos e mortes.

Porque importa proteger o Tigre

Proteger o tigre é garantir o equilíbrio dos ecossistemas onde vive. Como predador de topo, ajuda a controlar as populações de herbívoros, prevenindo a degradação da vegetação.

É também uma espécie guarda-chuva: ao proteger o seu habitat, salvaguardamos muitas outras espécies e recursos essenciais para as comunidades locais.Onde há tigres, há biodiversidade – e há vida.

A WWF trabalha com governos, comunidades e cientistas para proteger territórios, combater a caça furtiva, reduzir conflitos com humanos e restaurar habitats – assegurando um futuro para os tigres e para todos os que dependem desses ecossistemas.