Repor o equilíbrio natural do nosso território

A natureza tem uma capacidade incrível de regeneração – se lhe dermos espaço e tempo – mas por vezes precisa de uma ajuda. 

Em Portugal, muitos ecossistemas estão degradados ou foram destruídos. São pressionados por uma intensa exploração dos recursos naturais e alteração do uso do solo, e são também ameaçados por fenómenos climáticos extremos.

Na WWF trabalhamos para restaurar os ecossistemas à escala da paisagem, conservar a biodiversidade e os recursos naturais. Atuamos com base em ciência, em colaboração com comunidades locais, proprietários e decisores. Quando restauramos ecossistemas, cuidamos da nossa biodiversidade e criamos paisagens mais vivas, resilientes e produtivas.

Re-STORE Portugal

Portugal tem paisagens únicas e biodiversidade rica, mas há áreas degradadas que pedem cuidado, visão e ação. Com a iniciativa Re-Store Portugal, propomos intervir diretamente no território, restaurando ecossistemas e recuperando o equilíbrio perdido.

Restaurar a natureza é recuperar espécies e ecossistemas ameaçados e melhorar a qualidade de vida reduzindo riscos ambientais, o que se torna cada vez mais relevante nestes tempos de insegurança. Restaurar a natureza é proteger o que nos sustenta: a água, o ar, os alimentos, o clima, a saúde. Link para página do projeto.

Combater espécies exóticas invasoras

Espécies introduzidas como a acácia-de-espigas ou a erva-das-pampas ameaçam a nossa biodiversidade, ocupam o espaço de habitats naturais e da vegetação autóctone e dificultam a regeneração natural.

Com este projeto, capacitamos técnicos e gestores de espaços naturais, promovemos boas práticas de controlo e monitorização e sensibilizamos a sociedade para o impacto devastador destas espécies. Sabe mais na nossa brochura

Green Heart of Cork (GHOC)

O montado é uma das paisagens mais ameaçadas de Portugal. No coração da floresta de sobro mais importante do mundo, trabalhamos para aumentar a resiliência ecológica e socioeconómica deste ecossistema.

Apoiamos práticas de gestão florestal sustentável, protegemos a biodiversidade, melhoramos a estrutura da paisagem e criamos valor económico para as comunidades locais.

Ao longo de 14 anos deste projeto, já foram entregues 79.000 Euros em prémios aos produtores com as melhores práticas florestais.

HABEAS – conhecimento para conservar

Sem informação precisa, não há conservação. O projeto HABEAS reúne informação de referência sobre a biodiversidade florestal no sul da Europa.

Esta base de dados aberta permite apoiar decisões de gestão sustentável, identificar áreas prioritárias para conservação e reforçar políticas públicas de proteção da natureza.

Cada árvore nativa, cada rio restaurado, cada paisagem protegida – é um passo para um planeta mais vivo e equilibrado.