Restaurar a natureza e o ciclo da água no Algarve

O Plantar Água nasceu em 2019 para restaurar áreas ardidas da Serra do Caldeirão e recuperar os recursos hídricos tão essenciais à região do Algarve. Desde então, o projeto tem-se transformado num importante exemplo de restauro ecológico em larga escala.

Ao restaurar a natureza, estamos a devolver-lhe o que lhe pertence: água, biodiversidade, ecossistemas saudáveis. Utilizamos conhecimento e parcerias para regenerar paisagens, reforçar o ciclo da água e enriquecer a economia local.

Cada árvore plantada ajuda a absorver água da chuva, proteger os solos e criar condições mais equilibradas – para o ambiente e para as pessoas.

Numa região que sofre, há vários anos, de seca e de escassez hídrica como é o Algarve, este tipo de projetos tornam-se ainda mais importantes como forma de prevenir o aumento de impactos negativos provocados pelas alterações climáticas. Florestas bem geridas e com espécies nativas são essenciais para a infiltração da água da chuva e na retenção de humidade no solo, melhorando o ciclo da água para mais e melhor água para esta região.

Estimamos conseguir recuperar 400 milhões de litros de água por ano, retidos no solo e nas plantas quando estas atingirem a sua fase madura. 

O nosso impacto

Nas primeiras duas fases do projeto (2019-2024), o Plantar Água interveio em 120 hectares de matos mediterrânicos, afetados pelo grande incêndio de 2012. Cerca de 45.000 árvores e arbustos nativos foram plantados – sobreiros, medronheiros, pinheiros mansos e salgueiros –, com o objetivo de refazer os solos, captar mais água e promover a biodiversidade. Instalámos ainda 18 comedouros e 8 abrigos para coelhos-bravos, a principal presa do lince ibérico. 

Porque as comunidades locais são uma peça fundamental para o sucesso dos nossos projetos, levamos a cabo ações de formação empresarial e promoção de empreendedorismo local, bem como ações de educação ambiental com escolas.

Conhece as histórias da serra:

Impacto atual e futuro

O Plantar Água está empenhado em manter os 120 hectares já restaurados em fases anteriores do projeto e em recuperar mais 80 hectares de matos áridos. Como? Através da plantação de 35.000 árvores e arbustos autóctones e da criação infraestruturas de retenção de água (charcas). Assim, aumentamos a disponibilidade de água nas zonas mais altas e a água armazenada no subsolo das encostas. 

Paralelamente, trabalhamos em conjunto com os agricultores para uma melhor gestão da água que usam: vamos oferecer sessões técnicas e apoio especializado aos agricultores no sotavento algarvio, para os ajudar a ter um uso mais eficiente da água e reduzir o seu consumo na rega. Estimamos reduzir o consumo de água para rega em 70 milhões de litros de água por ano.

Através também da drenagem das águas pluviais a partir da cobertura de estufas e outras estruturas, vamos contribuir com cerca de 5 milhões de litros de água por ano para a recarga dos aquíferos costeiros.

O Plantar Água é um projeto da WWF Portugal, em parceria com a The Coca-Cola Foundation.

Se queres conhecer de perto o nosso projeto, aventura-te na Estação de Biodiversidade que implementámos junto à Ribeira da Foupana – um percurso pedestre de cerca de 2,5 km com placards informativos sobre as espécies de animais e plantas presentes naquela área.