Proteger o oceano é proteger a vida do nosso planeta

A pesca sustenta milhões de vidas em todo o mundo e, em Portugal, faz parte do nosso ADN, cultura e economia. No entanto, a exploração insustentável dos recursos marinhos ameaça tudo aquilo que valorizamos: desde a biodiversidade até à subsistência das comunidades costeiras.

A sobrepesca, as práticas destrutivas e a falta de transparência no que toca ao conhecimento da origem, o método de pesca ou o impacto ambiental do peixe que consumimos estão a empurrar os ecossistemas marinhos para o limite. É urgente transitar para uma pesca de baixo impacto, mais seletiva, rastreável e responsável.

“Dar e receber, essa é a essência do que significa o equilíbrio.”

David Attenborough

Na WWF Portugal, acreditamos que é possível uma pesca responsável e um consumo consciente, que protegem o oceano e asseguram o futuro das comunidades. Para isso, trabalhamos lado a lado com pescadores, cientistas, decisores e consumidores.

O que está em jogo

  • Espécies marinhas em risco de desaparecer.
  • Ainda sabemos muito pouco sobre como e onde o pescado é capturado

O que faz a WWF 

A WWF trabalha para promover a transição para  pescas de baixo impacto. Isto implica  reduzir os impactos negativos no ambiente, maximiza os benefícios sociais e económicos e melhora as políticas e a governação.

Com o apoio do escritório europeu de políticas da WWF, foi desenvolvida uma metodologia de avaliação que permite analisar os impactos ecológicos e sociais de cada pescaria à luz da Política Comum de Pescas, ajudando decisores e operadores a repensar e reformular as suas práticas, com base em critérios ecológicos e numa perspetiva de ecossistema.

Além disso, a WWF aposta na inovação e na digitalização através do projeto europeu Fish-X, que desenvolve ferramentas digitais para melhorar a monitorização, a rastreabilidade e a transparência na pesca de pequena escala. Estas soluções criam um ponto de partida para a implementação do regulamento de controlo de pescas em Portugal, promovendo uma gestão mais justa e eficaz dos recursos marinhos.

A WWF contribui, assim, para transformar a pesca em Portugal mais responsável, respeitando o equilíbrio dos ecossistemas.

O que podes fazer

  • Informa-te sobre a proveniência e o impacto do que consomes
  • Apoia e valoriza quem protege o mar
  • Apoia pesca de baixo impacto