Símbolo poderoso da conservação da Natureza
Espécie: Panda (Ailuropoda melanoleuca)
Estado de conservação: Vulnerável
População estimada: Cerca de 1.860
Principais ameaças: Perda e fragmentação de habitat, alterações climáticas
O panda-gigante não é apenas um dos animais mais adorados do mundo – é também um símbolo poderoso da conservação da natureza, com um papel ecológico vital: Espalham sementes nas florestas onde vivem, ajudando a regeneração da vegetação.
Em tempos, os pandas distribuiam-se por várias regiões da Ásia, mas hoje estão restritos a seis cordilheiras montanhosas no sudoeste da China, entre os 1.200 e os 3.400 metros de altitude. É nestes locais que encontram as florestas de bambu das quais dependem para sobreviver.
Ameaças que enfrentam
Apesar dos progressos, os pandas continuam vulneráveis devido à perda e fragmentação do habitat, causados pela expansão agrícola, construção de estradas e recolha de bambu e ervas medicinais.
As alterações climáticas também afetam a distribuição do bambu, reduzindo as áreas viáveis para a espécie.
Porque importa proteger o Panda
Ao proteger os pandas, protegemos também as florestas montanhosas que sustentam inúmeras outras espécies e comunidades humanas.
Graças a décadas de esforço conjunto com comunidades locais, cientistas e autoridades a população de pandas tem vindo a aumentar lentamente. Foram estabelecidas dezenas de reservas naturais e está em curso a ligação de habitats fragmentados, através de corredores ecológicos.

Adota um Panda
Ao adotares simbolicamente um Panda estás a apoiar o trabalho global da WWF na proteção da natureza.
Adota agora!





