Adota um Lobo Ibérico

O lobo ibérico é um mamífero de grande porte, sendo atualmente o maior canídeo selvagem. Está ameaçado sobretudo pela destruição e fragmentação do habitat, e perseguição humana devido ao desconhecimento do seu papel nos ecossistemas.

Esta subespécie ibérica está regionalmente classificada como “Em Perigo” em Portugal, sendo uma espécie de conservação prioritária.

Porquê adotar?

As adoções simbólicas dão um grande impulso ao nosso trabalho. O teu donativo neste formato apoia todos os projetos da WWF e é a tua contribuição para esta missão, que é de tod@s! O teu apoio é essencial para que possamos criar novas frentes de intervenção para a proteção da Natureza!

Adota simbolicamente para ti ou para oferecer, e com um certificado personalizado! Todas as espécies beneficiam da conservação da natureza!

Proteção da espécie

Em território português o seu desaparecimento foi mais notado a partir de 1940 mas é na década de 70 que a situação da espécie decai drasticamente.

Hoje ocupa apenas 20% da área de distribuição original, com dois núcleos populacionais principais em Portugal, separados pelo rio Douro. A norte existe nos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Viana do Castelo e Braga e a sul habita os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda.

E ainda…

A época de acasalamento acontece entre março-abril, altura em que ocorre o período reprodutivo da fêmea (5-7 dias/ano). As fêmeas e crias mantêm-se na toca desde o nascimento até ao fim do período de amamentação, cerca de 7-9 semanas. As crias recebem cuidados tanto dos progenitores como dos restantes membros da alcateia.

O lobo ibérico é, de entre as subespécies de lobo, a que apresenta dimensões e peso menores ( altura ao garrote – 70 cm; peso – 25 a 40Kg). A pelagem de inverno tem tons mais escuros do que a pelagem de Verão.