
Espécies
PROTEGER QUEM PARTILHA O PLANETA CONNOSCO.
Proteger as outras espécies é também proteger a espécie humana.
A vida selvagem está a desaparecer a um ritmo alarmante em Portugal e no mundo.
Na WWF trabalhamos para garantir que as espécies mais ameaçadas possam prosperar na natureza – em terra, nos rios e no oceano.
A proteção da vida selvagem não é apenas uma questão ambiental – é uma necessidade para a saúde das pessoas e do planeta, agora e no futuro.
Cada espécie desempenha um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas e na manutenção do seu bom funcionamento. A extinção de uma pode desencadear consequências irreversíveis na relação entre os organismos, pondo em causa o bem-estar humano.
Biodiversidade e clima: duas faces da mesma moeda
As alterações climáticas têm um impacto negativo na biodiversidade. Mas, ao mesmo tempo, a biodiversidade ajuda-nos a combater e a adaptar-nos melhor às alterações climáticas.
A nossa natureza está a degradar-se.
De acordo com o último Relatório Planeta Vivo, a dimensão das populações de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis diminuiu 73% desde 1970. Isto deve-se principalmente à destruição dos habitats, pela agricultura ou pela pesca excessivas. E as alterações climáticas também estão a causar o declínio de muitas espécies e habitats. O facto de já termos perdido metade dos nossos corais nos últimos 30 anos deve-se, em parte, ao aquecimento dos oceanos.
O que fazemos para preservar as outras espécieS
Na WWF Portugal trabalhamos para travar a perda de biodiversidade e garantir um futuro onde a vida selvagem prospere.
Através de ações concretas, colaboramos com cientistas, organizações, comunidades e decisores para conservar espécies ameaçadas e restaurar ecossistemas.
Descobre as nossas iniciativas e como juntos podemos garantir um futuro para a natureza e para todos nós.