
Elevar a Natureza
MAIS NATUREZA NAS DECISÕES.
A natureza presta serviços essenciais à vida no planeta, estimados em mais de 125 trilIões de dólares por ano. desde o ar que respiramos até a filtragem da água e a regulação do clima.
No entanto, mais de 75% dos ecossistemas terrestres estão degradados pelas atividades humanas, o que compromete não apenas a biodiversidade, mas também os meios de subsistência que dela dependem.
Precisamos de proteger a natureza, a base da vida e do equilíbrio do nosso planeta, para nos protegermos a nós próprios. Para isto, é fundamental que a natureza esteja no centro das decisões políticas.
Nosso trabalho é influenciar os processos de tomada de decisão em nível local, nacional e europeu para garantir que as políticas públicas integram de maneira adequada as preocupações com a biodiversidade, os ecossistemas e o clima.
“Cada lufada de ar que respiramos, cada bocado de comida que ingerimos, vem do mundo natural.
David Attenborough
E se danificamos o mundo natural, danificamos-nos a nós mesmos.”
As principais batalhas pela natureza ocorrem fora do setor da conservação. A separação artificial entre pessoas e natureza favorece decisões que priorizam o desenvolvimento insustentável, com custos elevados. Isso compromete não só os avanços já alcançados, mas também as metas globais de biodiversidade, clima e bem-estar.
Governança
Perante este cenário, é urgente que os governos integrem a biodiversidade nos processos de tomada de decisão e, até 2030, adotem políticas e compromissos que coloquem a biodiversidade no centro das decisões, reconhecendo o seu papel vital para a saúde, a economia e a resiliência climática.
Liderança
Para efetivar a mudança, é essencial que os líderes na sociedade civil, no setor privado, e no setor público se unam em torno de um propósito comum: o de garantir prosperidade para todos nós, nas diferentes áreas governativas como o turismo, pescas, agricultura, energia, entre outras.
Elevar a natureza em todas essas agendas exigirá o ajuste dos incentivos e subsídios existentes, particularmente a eliminação daqueles que são prejudiciais à biodiversidade, e a ampliação de incentivos positivos para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade.
Também exigirá impulso, construído a partir do envolvimento significativo das principais partes interessadas, como as comunidades locais, forte defesa da natureza por parte dos cidadãos e cidadania ativa e informada.
Oportunidade
Proteger 30% da terra e do mar ajudaria a conservar 90% dos benefícios da natureza. Esta medida beneficiaria 87% da população mundial, protegeria 60% das espécies terrestres e salvaguardaria 80% das zonas ricas em carbono.
Redirecionar apenas 7,7% dos apoios financeiros que hoje prejudicam a natureza (de um total de 7 mil mil milhões de dólares por ano) seria suficiente para cobrir os 200 mil milhões de dólares que faltam para financiar Soluções baseadas na Natureza.
Com esse investimento, seria possível restaurar ecossistemas em larga escala e travar a desflorestação, responsável por mais de 70% do risco de extinção de espécies e cerca de 20% das emissões globais de CO₂.
Para isso, é essencial que políticas e setores trabalhem juntos, reconhecendo a biodiversidade como base da nossa saúde, economia e segurança.
Iniciativas
Descobre as nossas iniciativas e conhece como estamos a proteger a natureza, recuperar ecossistemas e inspirar mudanças que colocam a vida no centro das decisões.