
Alimentação
COMER DE FORMA SAUDÁVEL, SEM DESTRUIR O PLANETA.
A forma como produzimos e consumimos alimentos ameaça a natureza e a saúde pública.
Dois terços dos nossos alimentos vêm de apenas 9 culturas, apesar de podermos cultivar e consumir mais de 6.000 plantas. Isso ameaça a nossa segurança alimentar.
As monoculturas estão, por norma, dependentes de práticas intensivas que esgotam os solos, tornando as culturas mais suscetíveis a pragas e doenças e aumentando o risco de colheitas fracassadas. Maior variedade de espécies cultivadas garante maior segurança alimentar.
Na WWF, trabalhamos para que a produção e consumo dos alimentos sejam compatíveis com a manutenção das espécies e os ecossistemas e para que a alimentação beneficie a saúde humana.
Com escolhas e decisões mais sustentáveis – desde o campo até ao prato – é possível alimentar a população mundial de forma justa e saudável, sem ultrapassar os limites do planeta.
A mudança é essencial para travar a crise climática, restaurar a biodiversidade e garantir a saúde de todos.
“Cada lufada de ar que respiramos, cada bocado de comida que ingerimos, vem do mundo natural. E se danificamos o mundo natural, danificamos-nos a nós mesmos.”
David Attenborough
O que fazemos para transformar os sistemas alimentares
Na WWF Portugal promovemos soluções sustentáveis para uma alimentação que protege a natureza e as pessoas. A nossa abordagem assenta na ciência, no envolvimento da sociedade e no trabalho com produtores, consumidores e decisores políticos.
Estes são os pilares do nosso trabalho:
Produção que respeita a Saúde e a Natureza
Incentivamos práticas agrícolas e pesqueiras que regeneram os ecossistemas, protegem a biodiversidade e garantem rendimentos justos para quem produz. Promovemos dietas saudáveis, baseadas em alimentos com menor impacto ambiental, mais vegetais, sazonais e locais.
Trabalhamos também para que o poder público dê o exemplo através da incorporação de critérios de sustentabilidade nas compras públicas de alimentação.
Dietas sustentáveis e adaptadas a cada região
Contribuímos para apresentação de soluções que permitam cumprir os compromissos e metas globais e nacionais ligados à alimentação sustentável.
Cada refeição pode ser um ato de conservação da natureza. Com escolhas informadas e políticas corajosas, é possível criar um sistema alimentar que alimente todas as pessoas, respeite os recursos naturais e proteja a vida no planeta.
Iniciativas
Descobre como podes fazer parte da mudança e contribuir para um sistema alimentar mais justo, saudável e sustentável.