Edição 2014 | WWF

Edição 2014

A natureza é uma tábua de salvação para a sobrevivência e um trampolim para a prosperidade. É importante ressalvar que estamos todos juntos nisto. Todos nós precisamos de alimentos, água potável e ar limpo - em qualquer lugar do mundo onde vivamos. Numa altura em que tantas pessoas ainda vivem na pobreza, é essencial trabalhar em conjunto para criar soluções que funcionem para todos

Marco Lambertini

WWF - Relatório Planeta Vivo 2014

© WWF
This is the tenth edition of WWF's Living Planet Report
© WWF
  • Soluções para o Planeta estão ainda ao nosso alcance apesar de um maior declínio da biodiversidade mundial
  • União Europeia vive em deficit ecológico, reduzir as emissões de CO2 reduzirá significativamente a sua pegada ecológica
  • Portugal ocupa a 27º posição no ranking, portugueses precisam de 2,6 planetas para viver
Clique na capa, ao lado, se pretende descarregar o Relatório do Planeta Vivo 2014 ou seja, Living Planet Report 2014 (versão completa em inglês)

Sumário Executivo Relatório Planeta Vivo 2014

De acordo com o Relatório Planeta Vivo 2014 da WWF, as populações de espécies de vertebrados diminuíram para menos de metade em apenas 40 anos. O relatório, divulgado hoje, confirma o contínuo declínio de espécies e alerta para a necessidade de soluções sustentáveis para salvar o planeta.

O Relatório Planeta Vivo 2014 apresenta também a Pegada Ecológica – que mede a pressão humana sobre a natureza – que mantém a sua escalada ascendente. Em conjunto, a perda de biodiversidade e a pegada insustentável ameaçam os sistemas naturais e o bem-estar humano, mas podem também indicar-nos quais as acções a tomar para inverter as tendências actuais.

O Relatório Planeta Vivo 2014 é a décima edição da principal publicação bianual da Rede WWF. Sob o tema ‘Espécies e Espaços, Pessoas e Lugares’, o relatório analisa mais de 10.000 espécies de populações de vertebrados entre 1970-2010, através do Índice do Planeta Vivo (LPI na sigla inglesa) – uma base de dados mantida pela Sociedade Zoológica de Londres. A medida da Pegada Ecológica humana é fornecida pela Global Footprint Network.

Este ano o Índice do Planeta Vivo apresenta uma metodologia actualizada que monitoriza de forma mais precisa a biodiversidade global e fornece uma imagem mais clara da saúde do nosso ambiente natural. Embora os resultados revelem que o estado das espécies no mundo piorou relativamente a relatórios anteriores, as conclusões também colocam o foco sobre as soluções disponíveis.

© WWF Portugal
quadro