O Relatório Planeta Vivo | WWF

O Relatório Planeta Vivo



O que é o Living Planet Report ou Relatório do Planeta Vivo?

O Relatório Planeta Vivo (RPV) é a publicação mais importante da WWF sobre o estado e a saúde do planeta.

É um instrumento para medir e avaliar o estado da biodiversidade global e as pressões humanas sobre a natureza e um veículo para partilhar e promover estes conceitos entre o maior número de pessoas.

O Relatório Planeta Vivo usa o Índice Global Planeta Vivo para medir as mudanças na saúde dos ecossistemas do planeta, avaliando 9.000 populações de mais de 2.600 espécies. O índice global revela quase 30 por cento de queda desde 1970, sendo os trópicos os mais atingidos, registando-se um declínio de 60 por cento em menos de 40 anos. Assim enquanto a biodiversidade revela uma tendência decrescente, a Pegada Ecológica sobre a Terra aumenta, um dos outros indicadores-chave utilizados no relatório, ilustrando bem como a nossa crescente procura pelos recursos naturais se tornou insustentável.

Ainda de acordo com o Índice Global Planeta Vivo, o declínio da biodiversidade, desde 1970 tem sido mais rápido nos países de baixo rendimento, o que demonstra como as nações mais pobres e vulneráveis estão a subsidiar os estilos de vida dos países mais ricos. A diminuição da bio capacidade (capacidade de uma região para regenerar os seus recursos) vai levar à necessidade de importar recursos essenciais aos ecossistemas, uma tendência que os tornará mais vulneráveis a longo prazo.

O Relatório teve a colaboração da:

A edição de 2012 do RPV foi lançada a partir da Estação Espacial Internacional, pelo astronauta ... rel=
A edição de 2012 do RPV foi lançada a partir da Estação Espacial Internacional, pelo astronauta André Kuipers, que nos oferece uma perspectiva única do estado do planeta a partir da sua missão na Agência Espacial Europeia
© Nasa