Natural.PT Awards 2015 | WWF

rel=
Natural.pt Logo
© Natural.pt
O Natural.PT Awards 2015 visa o reconhecimento de boas práticas em iniciativas que promovam um desenvolvimento sustentável na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP). Este concurso é uma iniciativa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE), através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., com o apoio da WWF Portugal e financiado pelo EEA Grants.

O Natural.PT Awards 2015 tem como objetivos:

• Premiar e reconhecer boas práticas em iniciativas, implementadas na RNAP, que promovam o desenvolvimento sustentável das áreas protegidas, alertando e consciencializando a Sociedade Civil para a importância do desenvolvimento numa ótica de equilíbrio ambiental, económico e social;
  • Dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e/ou instituições que identificaram uma oportunidade nas áreas protegidas e que atuaram positivamente na construção do desenvolvimento sustentável;
  • Envolver os jovens, tanto a nível individual como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, adotando e criando práticas sustentáveis;
  • Reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.

Poderão participar no Concurso todos os aderentes da Natural.PT.

Não serão admitidos trabalhos a concurso cujo autor detenha relação profissional com o MAOTE e entidades tuteladas ou com a WWF.

O período para submissão de candidaturas decorre de 30 de abril a 14 de junho de 2015.

Os premios serão entregues a 24 de Julho de 2015 no âmbito do evento "365 dias Natural.PT".

A avaliação dos trabalhos será feita pelo Júri que irá selecionar os trabalhos de entre todas as participações elegíveis, com base nos critérios de avaliação.

O Júri é constituído por 5 elementos:

• um presidente a ser designado pelo ICNF;
  • um represente da WWF;
  • um represente da Embaixada da Noruega em Portugal;
  • dois representantes de organizações da sociedade civil relacionados com as Plataformas Locais para a Operacionalização e Gestão da Marca Natural.PT (PLOG).
Saiba mais AQUI

© Marta Barata
iberian lynx ceramic natural.pt
© Marta Barata
O Prémio Natural.PT Award inclui ainda a atribuição de um prémio à melhor pintura de linces em cerâmica de tamanho 42x35 cm que será realizada por alunos do centro Helen Keller, em Lisboa, e de várias escolas de Mértola.

A WWF integrou o júri desta 1ª edição dos prémios Natural.PT Awards.
O júri avaliou 7 candidaturas e atribuiu 3 prémios e 2 menções honrosas durante a cerimónia no passado dia 24 de Julho.

prémios:
1 - Walkin’ Sagres prémio
2 - Portugal Green walks prémio
3 - Birds and Nature

Menções HonrosasMenção honrosa 1
Centro Ambiental Luso-Espanhol

Menção honrosa 2
Azeitona Verde

A cerimónia, que teve lugar no Palácio Nacional de Sintra, e foi apresentado por Sandra Cóias.