Keep Nature Alive | WWF

SOS Natureza!

Na Europa, existem leis vitais que protegem a nossa preciosa natureza. A nossa vida selvagem e grande parte das áreas de valor natural depende destas regras.

Infelizmente, a Comissão Europeia está a tentar destruír a importância destas directivas, retrocedendo anos de progresso.

A Comissão Europeia está a pedir a opinão dos cidadãos numa consulta pública e é por isso altura de fazer ouvir todas as vozes.

A Commission’s consultation faz várias questões e nós sugerimos aqui algumas respostas que melhor servem para proteger a nossa natureza.

Temos que agir agora e afirmar que queremos que estas leis sejam reforçadas e não enfraquecidas.

Para salvar a natureza, preencha os campos e clique em: Take action now

Pelo menos 60% dos animais e plantas mais importantes da Europa e 77% dos seus habitats estão em risco.

Actue agora

© Wild Wonders of Europe /Konrad Wothe / WWF

Uma imponente vista no alto de uma montanha. Uma caminhada nas florestas silenciosas. Um encontro inesperado com um animal selvagem. Estes são os momentos que nos fazem sentir verdadeiramente vivos.

Momentos em que nos damos conta de como estamos felizes por vivermos num país que tem lugares onde as pessoas e a natureza ainda podem evoluir juntas.

Hoje, cada vez mais, todos nós temos oportunidade de experimentar momentos como estes - porque a natureza é viva e começa a prosperar novamente em áreas protegidas um pouco por toda a Europa. Mas agora este progresso está sob ameaça porque as leis que protegem estes lugares e a nossa Natureza poderá ser enfraquecida.

Agora é a hora de dizer aos nossos políticos que é preciso defender e respeitar estas leis e assim manter a nossa Natureza Viva.

Baleias, ursos, águias, linces ibéricos, borboletas… Nós detemos algumas das espécies selvagens mais incriveis na Europa. Contudo, 60% dos animais e plantas e 70% dos seus habitats estão em risco.

E espera-se que esta tendência se mantenha: com o crescimento da procura de espaço, água, energia e comida aumenta a ameaça sobre espéies únicas e indispensáveis e ecossistemas naturais, como florestas, lagos, rios e mares. As ameaças subjacentes, como o desenvolvimento de infra-estruturas, agricultura intensiva e urbanização - não estão a ser devidamente consideradas.

As Leis e Directivas Europeias sobre a conservação da natureza – Directiva Aves &Habitats – são vitais se pretendemos travar a perda de natureza e construir um futuro sustentável para as nossas crianças.

Graças a estas leis, espécies ameaçadas como o lince ibérico, o lobo e o urso estão a voltar a aparecer em estado selvagem outra vez.

Mas agora este avanço está sob ameaça porque os politicos podem enfraquecer as leis que no momento protegem estas espécies e locais protegidos. É preciso dizer-lhes que mantenham as leis fortes para garantir a Natureza Viva.

A Natureza não conhece fronteiras – animais selvagens e habitats protegidos são encontrados entre diferentes nacionalidades. E é por isso que ter leis de protecção à natureza comuns na Europa faz sentido. A Europa tem a maior rede de áreas protegidas no mundo – Natura 2000 – um trabalho dirigido à protecção das espécies selvagens e seus habitats que cobre 18% do território da Europa e 4% da área marinha.

A Natura 2000 é uma rede de áreas portegidas onde a Natureza e as pessoas podem evoluir em conjunto. Esta é uma forma futurista de pensar a conservação da natureza, que se gerida de forma correcta permite ao homem viver em harmonia com a Natureza.

A natureza é boa para nós. É a base da vida e providencia inúmeros benefícios a todos nós e à nossa economia:

• A natureza contribuí para a nossa saúde e bem estar
• A natureza é o espaço ideal para actividades recreativas e onde nos sentimos verdadeiramente vivos
• Providencia-nos  água e ar limpos, solos férteis e alimentos
• Podemos conseguir milhões de empregos relacionados com a natureza