Hotspots | WWF

Hotspots



 
	© WWF - Mediterrâneo
Relatório - Hotspots de Biodiversidade e Serviços do Ecossistema Montado
© WWF - Mediterrâneo
A Ecoregião Mediterrânica é identificada pela WWF como um Hot Spot de biodiversidade pela sua elevada diversidade florística.

A mancha mediterrânica de Portugal, maioritariamente localizada a sul do Rio Tejo insere-se nesta Ecoregião, e é onde a WWF vem concentrando os seus esforços de conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas associados.

Estamos a identificar e cartografar os principais serviços do ecossistema gerado por áreas agro-florestais de sobreiro e azinheira (montado).

Esses serviços são o armazenamento de carbono e a regulação do ciclo da água e estamos a identificar as áreas onde estes serviços estão espacialmente coincidentes com a localização dos hotspots de biodiversidade.

Sabia que…

Os ecossistemas terrestres do Mediterrâneo possuem 25.000 espécies de plantas, 50% das quais são endémicas, representando cerca de 8% da flora mundial em apenas 1,8% da superfície terrestre.

HABEaS…

…são áreas em que o pagamento pelos serviços de armazenamento de carbono, regulação do ciclo da água e conservação da biodiversidade podem ser potencialmente utilizados para a manutenção e funcionalidade dos ecossistemas.

Habeas - Home rel=
Habeas - Home
© WWF