Green Heart of Cork | WWF

Green Heart of Cork



 
	© wwf Portugal
pt2012
© wwf Portugal

É o novo projecto de serviços do ecossistema montado da WWF que incide sobre a conservação da maior mancha de montado de sobro do mundo e do maior aquífero Ibérico.

O projecto GHoC visa compensar os proprietários agro-florestais que contribuem para a melhoria dos serviços fundamentais que os ecossistemas prestam a todos nós como a retenção de carbono, a formação de solo, a regulação do ciclo da água e a protecção da biodiversidade, estimulando as boas práticas agrícolas e florestais que contribuem para a conservação dos montados de sobro.

O projecto estabelece uma plataforma de empresas que apoiam a WWF na conservação do montado contribuindo para a viabilidade e sustentabilidade económica da sua actividade e, ao mesmo tempo, para a conservação da água e da biodiversidade da região.

Lançado em Setembro de 2011, o projecto contou inicialmente com a Coca-Cola como compradora dos serviços, e com a APFCertifica como fornecedora dos mesmos, estando previsto para breve o alargamento da plataforma a outras entidades.

GHoC - Caso de estudo da Coca-cola e da Associação de Produtores Florestais de Cortiça (APFC)

 
	© wwf portugal
Portugal
© wwf portugal

Saiba mais sobre as soluções de negócios da WWF em:

Global Forest and Trade Network
http://gftn.panda.org
Forest Stewardship Council
http://www.fsc.org
High Conservation Values network
http://www.hcvnetwork.org
Water Stewardship
http://www.allianceforwaterstewardship.org
Ecosystem Services market
http://www.habeas-med.org

 

O GHOC

 
	© WWF Portugal
Localiza-se no Vale Inferior do Tejo e do Sado, numa área de cerca de um milhão de hectares que inclui alguns dos habitats floristicamente mais biodiversos do Mediterrâneo.

Grupo Onyria visita Herdade pertencente ao projecto Green Heart of Cork

No passado dia 3 de Julho o Staff do Grupo Onyria saiu cedo de Cascais com destino à Herdade dos Fidalgos para ver o descortiçamento dos sobreiros e entender toda a biodiversidade associada a estes ecossistemas, para além do valor económico e social da cortiça.

Os colaboradores visitaram uma zona de alto valor de conservação e chegaram mesmo a participar na marcação e identificação de alguns sobreiros. 

O grupo hoteleiro, ao implementar este programa de angariação de fundos o Grupo Onyria ajuda a organização de conservação global e apoia a biodiversidade local. 

Uma parte dos fundos angariados neste programa desenhado pela WWF para hotéis em todo o mundo é investido no projecto Green Heart of Cork (GHoC) que visa compensar os proprietários agro-florestais desta área geográfica que contribuam para a melhoria dos serviços que os ecossistemas nos prestam, tais como a retenção de carbono, a formação de solo, a regulação do ciclo da água e a proteção da biodiversidade, estimulando as boas praticas agrícolas e florestais que contribuem para a conservação dos montados de sobro. 

 

No âmbito da colaboração com a WWF no programa Check Out for Nature o Onyria Golf Resorts está a ajudar a proteger o montado, mais precisamente através do projecto GHoC que estabelece um mecanismo inovador de pagamento de serviços ambientais desenhado pela WWF em Portugal. 

 

  •  
	© Portugal

    QUEM?

    Podem aderir ao GHoC entidades públicas ou privadas que beneficiam dos serviços do ecossistema montado do Vale Inferior do Tejo e do Sado, e/ou que querem ajudar a preservar este recurso. Ao participarem neste projecto, estas entidades contribuem para a viabilidade e sustentabilidade económica da sua actividade, para a conservação da água e da biodiversidade dos ecossistemas associados, e para a promoção pública da sua imagem, como resultado da sua responsabilidade social e ambiental e da criação de valor partilhado.
    Exemplos de áreas de negócio abrangidas são: floresta, alimentação e bebidas, cimentos e infra-estruturas, serviços públicos, etc.