Sustentar os nossos Oceanos | WWF

Sustentar os nossos Oceanos

rel=
Manombo Bay, Toliara barrier reef, Southwest Madagascar. The true Barrier reef of Toliara is 27km long and 3km wide. Overall the reef system from Toliara to Morombe creates 400km of almost continuing shallow water reef. It is one of the most extensive systems in the Western Indian Ocean region including barrier and fringing reefs which are inhabited by diverse species. Though these reef systems are extensive, they are under enormous pressure from human and natural factors such as overfishing and sedimentation.
© Xavier Vincke / WWF Madagascar
A Campanha global sobre os oceanos da WWF, Sustain Our Seas (sustentar os nossos mares), baseia-se em décadas de trabalho por parte da organização e dos seus parceiros em conservação marinha. A WWF está a trabalhar com os governos, as empresas e as comunidades para encorajar os líderes a tomarem medidas urgentes para a recuperação da economia do mar e protecção de vidas e meios de subsistência de milhares de milhões de pessoas por todo o mundo.

O primeiro produto da WWF no contexto da campanha ‘Sustain Our Seas’ foi o relatório ‘Reviveing the Ocean Economy Report’. O relatório fez uma análise económica para estimar o valor global do oceano e a sua produção económica anual. ‘Reviveing the Ocean Economy Report’ concluiu que o oceano tem um valor de 24.000 mil milhões de dólares com uma produção económica anual de 2,5 triliões de dólares. O relatório também destacou o rápido declínio a que estão sujeitos os ecossistemas marinhos em todo o mundo.

Enquanto o relatório ‘Reviveing the Ocean Economy’ destacou o extraordinário valor da saúde dos oceanos, o relatório  ‘Marine Protected Areas: Smart Investments in Ocean Health’ (Áreas Marinhas Protegidas: Investimentos inteligentes na Saúde dos Oceanos) argumenta que o investimento nas AMP é eficaz para manter e recuperar o seu valor.

Na sua análise, o relatório “Marine Protected Areas: Smart Investments in Ocean Health” centra-se numa das principais recomendações do relatório ‘Reviveing the Ocean Economy’ : a comunidade internacional precisa de "conservar e gerir eficazmente 10 por cento das zonas costeiras e marinhas até 2020 e aumentar a sua expansão até 30 por cento até 2030." Esta análise fornece ainda recomendações sobre como isso pode ser feito.

O oceano alimenta- nos, emprega-nos, e apoia a nossa saúde e bem-estar, e nós estamos a permitir que entre em colapso diante dos nossos olhos. Se as evidências da saúde debilitada dos oceanos não inspiraram os nossos líderes, talvez uma análise económica preocupante os inspire. Nós temos um trabalho sério a fazer para proteger os oceanos começando com compromissos globais e reais sobre o clima e o desenvolvimento sustentável

Marco Lambertini

Sumário do Relatório ‘Reviving the Ocean Economy: the case for action – 2015’- em portugues

Reviving the Ocean Economy Summary