Lince ibérico – o Felino Mais Ameaçado do Mundo | WWF

Lince ibérico – o Felino Mais Ameaçado do Mundo



O Lince Ibérico (Lynx pardinus) é a espécie de felino mais ameaçada do Mundo, estando numa situação crítica a nível mundial.

Com uma área de distribuição histórica extremamente reduzida e fragmentada, ocupando apenas áreas de Portugal e Espanha, esta espécie encontra-se classificada como o carnívoro mais ameaçado na Europa e o felino mais ameaçado no Mundo, tendo sido recentemente classificado pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) como criticamente ameaçado. Actualmente só está confirmada a existência de duas populações reprodutoras (Doñana e Andujár-Cardeña no extremo Oriental da Serra Morena), e o último censo indica que os efectivos totais se situarão abaixo dos 150 indivíduos adultos. Estas duas populações estão isoladas entre si o que ainda as torna mais vulneráveis. Os efectivos actuais não são suficientes para a sua sobrevivência a longo prazo e os especialistas concordam que se encontra no limiar da extinção.

Em Portugal os territórios de distribuição histórica da espécie, são: Sítio de Rede Natura de Monchique; Sítio de Rede Natura do Caldeirão; Parque Natural do Vale do Guadiana; Sítio de Rede Natura de Moura/Barrancos e Parque Natural Serra da Malcata.

O Lince Ibérico é uma espécie num estado de grande vulnerabilidade aos efeitos que poderão ser exacerbados pelas alterações climáticas, nomeadamente:

   
	© WWF Spain / Alfonso Moreno
Lince Ibérico
© WWF Spain / Alfonso Moreno

· Destruição de Habitat por Incêndios Florestais;

· Escassez de alimento por surtos de doenças nas espécies presa;

· Ou uma combinação de ambos por efeito da desertificação;

A gestão sustentável das actividades agro-florestal e cinegética e o restauro do habitat da espécie, são consideradas pela WWF como o objectivo prioritário para viabilizar a conservação do Lince ibérico em território nacional, invertendo o processo de declínio das populações e recuperando os núcleos históricos da espécie.

Para alcançar este objectivo, a WWF:

· Acompanha a implementação do Plano de Acção Nacional para o Lince;

· Promove a certificação da gestão florestal e cinegética responsável nos núcleos históricos da espécie.

· Desenvolve projectos de gestão sustentável e recuperação do habitat do Lince ibérico