Energia | WWF

Energia



A WWF está a trabalhar no sentido da redução das emissões globais de gases com efeito de estufa. O objectivo é que se consiga atingir uma redução de pelo menos 80 por cento até 2050, a fim de evitar perigosas alterações climáticas resultantes do aumento da temperatura média global (que se localiza já acima de 2 ° C). Estamos igualmente a trabalhar em estratégias para ajudar as pessoas e natureza a adaptarem-se aos impactos das alterações climáticas inevitáveis.

O trabalho da WWF para alcançar um futuro clima de segurança inclui:

  • Advogar para um novo tratado climático – um que seja justo e juridicamente vinculativo;
  • Promoção da eficiência energética – a forma mais rápida e de baixo custo para reduzir as emissões de CO2;
  • Promoção das energias renováveis - como a eólica, solar e geotérmica;
  • Prevenção de emissões de gases com efeito de estufa provenientes da desflorestação - responsável por 20% de emissões;
  • Desenvolvimento e promoção de estratégias de adaptação às alterações climáticas - para proteger as populações mais vulneráveis e os ecossistemas mais expostos.

Este trabalho é orientado pelo programa da WWF, “Vision Solutions” - que define soluções práticas e imperativos claros para atender à demanda global de energia sem prejudicar o clima global.

Três das Iniciativas Globais da WWF concentram especificamente esforços na defesa de um futuro climaticamente seguro.

São elas:

A WWF procura atingir estes objectivos através de projectos em sinergia com empresas e indústria que incluem esforços para ajudar as empresas a reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa.

Como parte de seu trabalho de conservação dos ecossistemas e promoção do uso sustentável dos recursos naturais, os programas da WWF para a Floresta , Água doce, Recursos marinhos, Espécies e Energia estão a desenvolver estratégias de adaptação às alterações climáticas.

Testemunhos do Clima – WWF

O declínio dos glaciares, a alteração dos padrões climáticos, e a morte dos corais são alguns dos impactos mais conhecidos das alterações climáticas - mas muitas pessoas em todo o mundo também estão a presenciar muitos outros impactos, desde a redução do stock de fertilidade e pinguins perdidos até a marés altas e ao aumento do calor e doenças induzidas.

 

Conheça estas histórias de impacto das alterações climáticas na vida de pessoas em todo mundo e descubra o que está a mudar nas suas vidas e a alterar modos de estar e de subsistência, através das Testemunhos do Clima da WWF.