Bacia do Guadiana | WWF

Bacia do Guadiana



Em Portugal, a região mais afectada pela escassez de água e pelo stress hídrico corresponde em grande parte à bacia hidrográfica do Rio Guadiana.

De facto, é aqui que a procura de água mais se aproxima da oferta disponível (em ano médio), o que causa situações de grande pressão e até de ruptura, nomeadamente quando ocorrem Secas.

Este contexto é agravado:

  • Pelo carácter semi-árido do clima;
  • Pelos problemas de desertificação existentes;
  • Pela forte pressão exercida pelas actividades humanas sobre os recursos naturais (seja sobre a água, o solo ou a biodiversidade).

Hotspot de Biodiversidade

A bacia hidrográfica do Guadiana é um hotspot de biodiversidade na região Mediterrânica, com numerosos endemismos e espécies ameaçadas – casos do lince-ibérico, do saramugo ou da águia-real. Tendo em conta estes valores naturais, e as pressões que os ameaçam, esta é uma das regiões prioritárias de intervenção da WWF em Portugal.

Novo plano de gestão da Região Hidrográfica do Guadiana

Os novos Planos de Bacia são um instrumento fundamental para o ordenamento das actividades utilizadoras de água e para a protecção dos ecossistemas. A WWF acompanha a elaboração deste novo Plano na bacia hidrográfica do Guadiana, quer da parte portuguesa quer da parte espanhola, e toma voz activa no processo de participação pública que antecede a sua aprovação legal (prevista para 2010).