WWF entrega cheque a produtores de cortiça para pagamento de serviços ambientais no montado | WWF

Posted on 02 June 2017
Coruche entrega de cheque GHoc
© Marta Barata/ WWF Portugal
Antecipando o Dia Mundial do Ambiente que se comemora no dia 5 de Junho, a WWF organiza uma iniciativa de pagamento de serviços ambientais aos proprietários e gestores de montado com práticas de gestão florestal sustentável. Estes produtores florestais vão receber um cheque, no valor de 6000 Euros, no próximo dia 2 de Junho, em Coruche, pelas 15h00, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

O pagamento deste valor realiza-se no contexto do projeto Green Heart of Cork (GHoC), um projeto da WWF que premeia as boas práticas e a gestão florestal responsável. Este projeto, pioneiro, sobre pagamento de serviços ambientais no montado, envolve empresas, designadamente a Coca-Cola e o Grupo Jerónimo Martins, dispostas a pagar pelos serviços ambientais prestados por protutores florestais que, ao praticarem uma gestão florestal responsável, estão a conservar estes ecossistemas e os altos valores de biodiversidade.

Pelas mãos de Márcio Cruz, da Coca-Cola e de Fernando Ventura, do Grupo Jerónimo Martins, a Associação de Produtores Florestais de Coruche e Concelhos Limítrofes (APFC), representada por Conceição Santos Silva, receberá este valor que distribuirá, por sua vez, pelos seus associados que mais contribuíram para a conversação da biodiversidade, a recarga do aquífero T2 e o armazenamento de carbono e que estão certificados pelo sistema de certificação florestal FSC – Forest Stweardship Council.