Green Heart of Cork | WWF

Green Heart of Cork

© WWF / Edward PARKER
Cork oak (Quercus suber), Andalucia, Spain.
© WWF / Edward PARKER
O GHoC é o um projecto da WWF sobre conservação da maior mancha de sobreiro do mundo. Localiza-se no Vale Inferior do Tejo e do Sado, numa área de meio milhão de hectares e sobre o maior aquífero Ibérico; inclui alguns dos habitats floristicamente mais biodiversos do Mediterrâneo.

O GHoC visa compensar os proprietários rurais que contribuem para a melhoria dos serviços fundamentais que os ecossistemas prestam a todos nós: a retenção de carbono, a formação de solo, a regulação do ciclo da água e a protecção da biodiversidade.

O GHoC vai compensar boas práticas agrícolas e florestais no coração mundial do montado de sobro – o Vale Inferior do Tejo e do Sado.

Podem aderir ao GHoC entidades públicas ou privadas que beneficiam dos serviços do ecossistema montado do Vale Inferior do Tejo e do Sado, e/ou que querem ajudar a preservar este recurso.

Ao participarem neste projecto, estas entidades contribuem para a viabilidade e sustentabilidade económica da sua actividade, para a conservação da água e da biodiversidade dos ecossistemas associados, e para a promoção pública da sua imagem, como resultado da sua responsabilidade social e ambiental e da criação de valor partilhado.

Exemplos de áreas de negócio abrangidas são: floresta, alimentação e bebidas, cimentos e infra-estruturas, serviços públicos, etc.

A Coca-cola e o Grupo Jerónimo Martins são dois bons exemplos de empresas que se preocupam com o ambiente e por isso aderiram a este projecto.

© WWF Portugal
Logo GHoC - Portugal
© WWF Portugal
Clique na imagem para saber mais sobre o GHoC